top of page

PABX em nuvem: como funcionam as centrais telefônicas do futuro

Uma das formas de otimizar os processos é por meio da telefonia em nuvem, como o PABX, solução moderna que facilita a comunicação da empresa. São diversas as vantagens para quem utiliza essa tecnologia, como explicamos neste artigo. Confira!


Vivemos na era da tecnologia e informação, onde a forma de pensarmos, nos comunicarmos e os processos para trabalhar foram transformados com o avanço dessas tecnologias. Essas revoluções tecnológicas se tornaram essenciais, e se referem a mediação das relações humanas e interações entre máquinas. Sendo por meio delas que se tornou possível otimizar diversos processos, como os sistemas de comunicação, por exemplo, fator primordial para a eficiência e produtividade de qualquer empresa. Pensando nisso, é que entra a tecnologia de telefonia em nuvem capaz de otimizar processos da comunicação interna e externa, como o atendimento ao público.


Mas antes de prosseguirmos, vale explicar o que seria essa telefonia em nuvem e como ela pode ser utilizada para a melhoria da comunicação na sua empresa. A telefonia em nuvem é uma tecnologia de computação que utiliza a internet para fazer e receber ligações, permitindo que os dados sejam armazenados e gerenciados pelo sistema armazenado em nuvem. Com essa tecnologia a comunicação interna e externa pode ser feita utilizando apenas a internet, dispositivos eletrônicos que possibilitem realizar ligações, como computador, smartphones ou tablet, e um plano ativo com o sistema em nuvem. Ou seja, não é necessário que a empresa tenha outros equipamentos, fios e hardwares, simplificando esse processo de comunicação.


Uma das principais características da telefonia em nuvem é poder utilizar um PABX em nuvem, também chamado de PABX Virtual, que é a sigla de Private Automatic Branch Exchange, traduzido como Troca Automática de Ramais Privados, e que funciona como uma central telefônica em que é possível distribuir um mesmo número para diversos ramais conectando todos os setores da empresa.


O PABX em nuvem traz eficiência para a comunicação da empresa, possibilitando acessar as funções do ramal com mais facilidade, em qualquer hora e lugar (utilizando o aplicativo para esta função pelo softphone); realizar ligações de voz e vídeo pelo navegador web; além de outras funções que facilitam e agilizam o atendimento aos clientes. São muitas as vantagens para quem utiliza a telefonia em nuvem para a comunicação da empresa, e neste artigo, vamos apresentar alguns desses benefícios. Saiba mais!


#1 Redução de custos

Uma das principais vantagens em adquirir o serviço de telefonia em nuvem é o seu baixo investimento e custos para mantê-lo. E isso se deve ao fato de que ao utilizar a internet para realizar a comunicação interna e externa da organização, não há cobranças ou taxas extras por ligações de longa distância ou pelo horário de utilização. Ou ainda, as gravações de ligações e comunicação entre filiais, que na telefonia convencional acabam gerando custos adicionais. Já o baixo investimento acontece pelo fato de que a telefonia em nuvem não necessita de toda uma infraestrutura com servidor e outros equipamentos, sendo até possível, em muitas vezes, utilizar os próprios dispositivos que a organização já possui e utiliza.


#2 Fácil instalação, flexibilidade e sem burocracias

Justamente por utilizar a internet, que a instalação e utilização desse serviço se torna muito mais fácil do que de uma telefonia convencional. Sendo apenas preciso conectar para já poder começar a usá-la, sem contar que essa tecnologia pode ser utilizada por empresas de qualquer tipo. Além de que, com o sistema de PABX em nuvem, é possível acrescentar e mudar ramais sem precisar de cabos, facilitando assim mudanças e expansões em que se é necessário incluir novos usuários ou ramais de atendimento. Afinal, para acomodar essas alterações não é preciso implementar uma nova estrutura na organização. Ainda, para empresas que têm filiais e/ou que trabalham em home office, oferece uma maior flexibilidade pelo sistema estar hospedado em nuvem, sendo possível acessá-lo de qualquer lugar e dispositivo móvel conectado à internet. Já em relação às burocracias, com a telefonia em nuvem é possível contratar, migrar de plano e até mesmo cancelar com muito mais facilidade do que em um plano de telefonia convencional.


#3 Personalização, segurança e praticidade

Com a telefonia em nuvem, você tem a possibilidade de personalizar o seu plano conforme as necessidades e prioridades da organização e pagar pelos serviços que realmente utiliza. Ainda, possibilita criar um correio de voz na web personalizado, por meio de uma mensagem na caixa postal que cada ramal pode personalizar para receber recados quando estiver ocupado(a). Com essa tecnologia você consegue ter acesso a várias informações úteis, como o histórico de chamadas e as gravações das ligações recebidas e realizadas, garantindo assim a segurança do seu negócio. A telefonia em nuvem é uma das funcionalidades mais modernas e oferece tudo que sua empresa precisa para operar com praticidade, como o Distribuidor Automático de Chamadas (DAC), a Unidade de Resposta Audível (URA), o discador automático, a função de gravação das chamadas, além da captura de tela.


Agora que você já sabe da importância e vantagens de utilizar a telefonia em nuvem, está na hora de pensar em utilizá-la na sua empresa. E para otimizar os processos de comunicação interna e externa da sua organização, a Setel Tecnologia pode te ajudar! Somos especialistas na instalação do PABX convencional ou em nuvem, além de que fazemos parte do seleto time de parceiros credenciados da Intelbras.


Se interessa por tecnologia em comunicação, segurança e energia solar? Então conheça nosso blog, no qual compartilhamos informações e dicas sobre experiências e soluções de tecnologia. Confira clicando aqui.


Conheça a Setel Tecnologia!

Com 50 anos de experiência em tecnologia e inovação, a Setel é especialista em desenvolver a melhor experiência para o cliente e em entregar soluções que agreguem segurança, conectividade e energia.


Com os pilares de conectar, prevenir e energizar, a Setel oferece produtos projetados para uma comunicação eficiente, flexível e de qualidade em projetos de Telecom, infraestrutura de redes e software; soluções Intelbras de alarmes, controle de acesso, CFTV para projetos de segurança em sua residência ou empresa; e projetos personalizados de geração de energia solar sempre focados na redução de até 95% do valor da sua conta de luz.


Entre em contato clicando aqui e solicite seu orçamento com um consultor Setel.


22 views0 comments

Comments


bottom of page