REDE WIFI OU REDE CABEADA? QUAL A MELHOR OPÇÃO?

A forma de conexão com a internet e entre equipamentos eletrônicos, pode dividir opiniões, porém, vale ressaltar que ambas as modalidades possuem pontos fortes e fracos a serem considerados, portanto, o que irá determinar a escolha são as necessidades e condicionantes de cada situação.

Para ajuda-lo a escolher, apresentaremos nesse artigo as principais características e as vantagens e desvantagens de cada modalidade.

Rede cabeada

Também conhecida como Ethernet, a conexão via cabo é a mais comum no meio empresarial, sendo utilizado geralmente o cabo UTP azul para tal finalidade.

Por se tratar de uma conexão física, a estabilidade e segurança tornam-se uma vantagem considerável, essa rede também apresenta uma maior velocidade no transporte de dados, chegando facilmente a 1GB/s. Entretanto, sua característica física, também demanda maior infraestrutura e manutenção, aumentando os custos e diminuindo a mobilidade dos usurários.

Rede Wifi ou Wireless

Devido ao surgimento de novas tecnologias sem fio, a conexão Wifi tem se tornado uma grande opção para empresas que buscam praticidade e flexibilidade na rede de equipamentos.

Essa conexão ocorre através de ondas de rádio, dispensando a necessidade de cabos e infraestrutura física; sua principal desvantagem é a possível instabilidade na conexão e insegurança, uma vez que todos com acesso ao sinal podem se conectar; Para torna-la mais segura, tem sido de praxe os serviços de criptografia, login e senha de acesso, sendo na maioria das vezes características comuns dos próprios equipamentos.

Conclusão: como dito anteriormente, para a escolha correta de tipologia de rede, é preciso atenção as possibilidades e necessidades da empresa, caso trabalhe com fluxo intenso de serviços bancários por exemplo, a maior segurança precisa ser prioridade. Outro ponto determinante é o tamanho dos dados geralmente transitados, como exemplo é possível citar uma agência de publicidade, onde o envio de vídeos e banners costuma ser comum, nesse caso também deve-se optar pela rede cabeada.

Já se a rede será utilizada por uma residência ou consultório médico por exemplo, a rede Wifi pode ser mais adequada por dispensar estrutura física e serviços técnicos constantes, podendo a manutenção ocorrer de maneira remota; a mudança na posição dos móveis e equipamentos e até mesmo de endereço também serão facilitadas.

Conseguiu escolher a melhor opção para você? Então entre em contato e conte com nosso suporte e assessoria!!

A Setel Tecnologia possui especialistas devidamente treinados que montam um projeto de acordo com a necessidade da sua empresa. Atuamos nas áreas de Telecom, Segurança, Controle de Acesso, Alarmes, Softwares, Energia Solar, Cabeamento Estruturado e Manutenção, tendo como foco os seguintes produtos: Centrais Telefônicas Intelbras, Centrais Telefônicas Panasonic, Instalação de Central Telefônica, Manutenção de Central Telefônica, Centrais de Portaria, CFTV, Câmeras de Segurança e Controle de Acesso.

Entre em contato hoje mesmo, solicite a visita de um consultor e entenda como somente uma empresa de tecnologia e reputação pode oferecer a garantia e a execução que você espera. Conte conosco!

COMO EVITAR FRAUDES NA TELEFONIA VOIP?
ALTERNATIVAS TECNOLÓGICAS PARA CONDOMÍNIOS